top of page

Gravador de DVD de PC Desktop.

  • Paulo Santos
  • 30 de jan. de 2015
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de out. de 2025

O que é um Gravador de DVD de PC Desktop?


Um Gravador de DVD de PC Desktop (também conhecido como drive de DVD gravável ou DVD Writer) é um componente de hardware interno, projetado para ser instalado em um gabinete de computador desktop. Sua principal função é a capacidade de ler e gravar dados digitais (como arquivos, softwares, músicas e vídeos) em mídias de disco óptico do tipo DVD (e, geralmente, também CD).


Gravador de DVD de PC Desktop.
Gravador de DVD de PC Desktop.

Ele é uma evolução direta dos antigos gravadores de CD, oferecendo uma capacidade de armazenamento significativamente maior por disco.


Origem e Evolução:


Predecessor (CD): O conceito se baseia na tecnologia do Compact Disc (CD), inventada por volta de 1979, que popularizou o armazenamento digital de áudio e, posteriormente, de dados (CD-ROM).


Nascimento do DVD: O DVD (Digital Versatile Disc) foi inventado e desenvolvido em 1995 por um consórcio de empresas, incluindo Philips, Sony, Toshiba e Panasonic. O objetivo era substituir o formato de vídeo VHS, oferecendo melhor qualidade de imagem e áudio, maior capacidade de armazenamento (cerca de 4,7 GB em um disco de camada única, contra aproximadamente 700 MB do CD) e recursos interativos como menus de navegação.


Popularização nos Desktops: 


Os gravadores de DVD para PCs começaram a se popularizar no início dos anos 2000, permitindo que usuários e pequenas empresas fizessem backups de grandes volumes de dados, criassem cópias de filmes e instalassem programas que exigiam mais espaço que um CD poderia oferecer.


Evolução dos Formatos: 


A tecnologia evoluiu para suportar formatos regraváveis (RW) e de dupla camada (Dual Layer - DL), dobrando a capacidade para 8,5 GB em um único lado.


Definições e Formatos Suportados:


Um gravador de DVD de desktop geralmente é compatível com uma ampla variedade de mídias ópticas:

Formato

Descrição

Capacidade Típica (Camada Única)

CD-R/CD-RW

Disco gravável uma vez (R) ou regravável (RW).

aprox 700 MB

DVD-R/DVD+R

Formato gravável uma única vez (para arquivamento permanente).

4.7 GB

DVD-RW/DVD+RW

Formato regravável (permite gravação e exclusão de dados várias vezes, aprox 1000 vezes).

4.7 GB

DVD-R DL / DVD+R DL

Discos de Camada Dupla (Dual Layer), que dobram a capacidade.

8.5 GB

DVD-RAM

Formato regravável menos comum, com estrutura mais próxima a um HD (permite edição de arquivos).

4.7 GB ou 9.4 GB

  • DVD-R vs. DVD+R: Historicamente, houve uma "guerra de formatos" entre DVD-R e DVD+R. Os gravadores modernos de desktop são quase universalmente compatíveis com ambos os formatos.

  • Compatibilidade: O termo geral para um drive que pode ler e gravar CDs e DVDs é DVD pm RW.


Características Principais:


  • Interface: Em PCs desktop, a interface padrão utilizada para conexão interna é a SATA (Serial ATA). Modelos mais antigos usavam a interface IDE/PATA.

  • Velocidade de Gravação: Indicada por uma série de números (ex: 24x para CD, 16x para DVD). Quanto maior o número, mais rápido o drive pode gravar (embora a velocidade real possa ser limitada pela mídia e pelo software).

  • Tecnologia a Laser: A gravação ocorre através de um feixe de laser que altera microscopicamente a camada de gravação do disco, criando "pits" e "lands" (marcas e áreas não marcadas) que representam os dados binários, os quais são lidos por um laser de menor potência.

  • Software: Requer software específico (como o Windows Media Player para tarefas básicas, ou programas dedicados como Nero Burning ROM) para gerenciar o processo de gravação.

·        Fator de Forma: Projetado para se encaixar em um bay (compartimento) padrão de 5.25 polegadas na parte frontal do gabinete.


Funcionalidades:


  • Gravação de Dados: Criar discos de backup de arquivos, documentos, fotos e vídeos (DVD de Dados).

  • Criação de Mídia de Vídeo: Gravar vídeos no formato padrão DVD-Video, que inclui menus de navegação e é compatível com players de DVD domésticos.

  • Criação de Áudio: Gravar CDs de áudio (CD-DA) que podem ser reproduzidos em players de CD/DVD convencionais.

  • Cópia de Mídia: Fazer cópias de discos de dados ou CDs de áudio (embora a cópia de DVDs comerciais seja frequentemente impedida por proteções anticópias).

  • Instalação de Software: Instalar programas e sistemas operacionais que vêm em formato DVD.


Empregos (Usos):


Embora o uso de DVDs tenha diminuído drasticamente com a popularização da internet de alta velocidade e dos serviços de streaming e cloud storage, o gravador de DVD de desktop ainda encontra aplicações específicas:


  • Arquivamento de Longo Prazo: Mídias DVD-R (gravação única) são usadas por alguns usuários para arquivar dados críticos, pois são consideradas mais estáveis e menos suscetíveis à falha imediata de um disco rígido ou pendrive.

  • Compatibilidade Legada: Para acessar ou criar mídias para equipamentos mais antigos que não possuem conectividade de rede ou suporte a pen drives (como alguns aparelhos de som, players de DVD domésticos mais antigos ou consoles de jogos).

  • Distribuição de Software/Conteúdo: Pequenas empresas ou projetos que ainda distribuem softwares, manuais ou conteúdo multimídia em formato físico para clientes que não possuem drives de Blu-ray ou conexão constante à internet.

  • Recuperação de Dados: Para ler discos mais antigos que contenham informações importantes e salvá-las em um formato mais moderno no disco rígido do computador.

 

Comentários


© 2028 por AulasTec - Aulas de Tecnologias.

 

  • YouTube
bottom of page